Onde melhor se estuda filosofia?

Por vezes há alunos que pretendem estudar filosofia no ensino superior e perguntam ao seu professor do 11º ano qual a melhor universidade para o fazer. Muito mais raros são os alunos que dizem querer estudar filosofia nas melhores universidades, mesmo que tenham de sair de Portugal. Neste caso, o melhor é recomendar a consulta do ranking anual QS, um dos mais fiáveis que há. Claro que estes rankings são falíveis, mas não deixam de ser um indicador a ter em conta, pois baseiam-se em trabalho sério e em critérios razoavelmente precisos.


No ranking mundial de filosofia, o primeiro lugar pertence à Universidade de Nova Iorque (a NYU, que não deve ser confundida com outras universidades sediadas na mesma cidade, como a CUNY e a Columbia University). A NYU destronou este ano a Universidade de Oxford, que passou agora para segundo lugar.

Como curiosidade, a universidade de língua portuguesa melhor classificada é a brasileira Universidade Estadual de Campinas, que se encontra em 42.º lugar. O ranking apenas tem as duzentas melhores do mundo e não inclui qualquer universidade portuguesa. 

Outra curiosidade é que a melhor da península ibérica é a Unversidade de Barcelona, que está no grupo das universidades entre os lugares 51 e 100.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dedução e indução

Filmes

O universo da lógica