Warburton sobre a liberdade de expressão

Um tema/problema que pode perfeitamente ser discutido no 10.º ano é o da liberdade de expressão, o qual pode também ser tratado no âmbito da relação entre a ética, o direito e a política.

Se até agora era difícil encontrar um bom livro de introdução ao assunto, isso deixará de ser um problema. Ainda neste mês de junho será publicado o livro Liberdade de Expressão: Uma breve introdução, de Nigel Warburton (Gradiva), com tradução de Vítor Guerreiro. Warburton que estará também no fim deste mês em Lisboa  (mais precisamente no dia 26, no Museu Coleção Berardo) para abrir o colóquio "O Que é a Arte?", com entrada livre.


O próprio Warburton apresenta assim o seu livro:
    O meu objectivo neste livro é simples. Quero apresentar uma perspectiva crítica dos principais argumentos acerca do que seja a livre expressão e por que razão nos devemos importar com isso. 

   O capítulo 1 dá‑nos uma visão panorâmica de alguns dos debates cruciais e casos recentes. No capítulo 2 esboço as principais características da defesa liberal clássica da livre expressão. No capítulo 3 exploro a questão da ofensa: em particular examino a sugestão de que os crentes religiosos devem gozar de protecção especial contra a ofensa. O capítulo 4 centra‑se na pornografia e nos diversos argumentos a favor e contra a censura. Inclui também uma discussão sobre as obras de arte deverem ou não ser objecto de protecção especial contra a censura. No capítulo 5 considero os diversos modos pelos quais a Internet transforma as questões acerca da livre expressão, incluindo o pôr em causa abordagens existentes aos direitos de propriedade intelectual. Num breve capítulo final especulo acerca do futuro da livre expressão.   

Comentários

  1. Uma boa notícia, pois é um livro muitíssimo bom. E a capa portuguesa está excelente!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Dedução e indução

Filmes

O universo da lógica