Um guião para O Homem da Terra

aqui sugerimos e fizemos uma breve apresentação deste filme. Apresentamos agora uma proposta de guião para eventual uso nas aulas de Filosofia.

Título original: Man from Earth
Ano: 2007
País: EUA
Realização: Richard Shenkman
Argumento: Jerome Bixby
Música: Mark Hinton Stewart
Actores: David Lee Smith, Tony Todd, John Billingsley, William Katt, Ellen Crawford, Alexis Thorpe, Annika Peterson, Richard Riehle.

CURIOSIDADES
O filme é de muito baixo orçamento e passa-se quase todo numa sala, sendo por vezes comparado, nesse aspecto, a Doze Homens em Fúria, de Sidney Lumet. O realizador nem sequer chegou a encontrar-se pessoalmente com o autor da música, Mark Hinton Stewart, que é inglês e vive em Inglaterra. Apenas falou com ele várias vezes por telefone, dando-lhe as indicações que achava necessárias.

O argumentista Jerome Bixby é o mesmo que escreveu boa parte dos episódios de O Caminho das Estrelas (Star Trek) e de A Quinta Dimensão (The Twilight Zone).
Vários actores entraram também na série O Caminho das Estrelas.

QUEM É QUEM
David Lee SmithJohn Oldman, um professor de História da universidade de Stanford.
Tony ToddDan, um antropólogo que é amigo e colega de Oldman.
John BillingsleyHarry, um fisiologista que é amigo e colega de Oldman.
Ellen CrawfordEdith, uma especialista em literatura cristã que é amiga e colega de Oldman.
William KattArt, um arqueólogo que é amigo e colega de Oldman.
Alexis ThorpeLinda Murphy, aluna de Art na universidade.
Annika PetersonSandy, a assistente de Oldman na universidade.
Richard RiehleDr. Will Gruber, um psiquiatra amigo e colega de Oldman.

RESUMO DO ARGUMENTO
John Oldman decide inesperadamente abandonar o seu cargo na universidade e mudar de vida, partindo para lugar incerto. Os seus amigos mais chegados vão, algo intrigados, despedir-se dele a sua casa, onde se viam os seus poucos haveres praticamente todos empacotados para oferecer a uma instituição de caridade que os iria recolher. Os amigos de Oldman, surpreendidos com a sua intempestiva e aparentemente inexplicável decisão interrogam-no, preocupados, sobre o que se passa para ele abandonar tudo dessa maneira. Ainda por cima depois de Oldman ter acabado de ser nomeado director do departamento de História da prestigiada Universidade de Stanford. Oldman responde que não está com graves problemas de saúde nem vai fugir de coisa alguma; simplesmente sente necessidade de mudar. Ante a insistência dos seus amigos, Oldman vai cedendo e decide contar-lhes a verdade, pois conclui que merecem não ficar na dúvida e merecem despedir-se dele como aquilo que ele é realmente. E, assim, acaba por dizer aos poucos, com hesitações e alguma dificuldade, que tem 14 000 anos de idade. Incrédulos, os seus amigos reagem de diferentes maneiras: ora pensam que está a troçar deles, ora que está doente, ora que está indecentemente a testar a sua amizade. Mas ele vai respondendo calmamente às perguntas que surgem em catadupa. Só que nada do que diz parece contradizer o melhor conhecimento científico disponível, ali representado por distintos especialistas em várias áreas. Quando a sua história parece não ter defeitos detectáveis, alguém lhe pergunta se, tendo vivido em tantas eras, ele chegou a conhecer alguma personagem histórica ou religiosa realmente marcante. Contra a sua própria vontade, não conseguiu evitar dizer que ele próprio foi Jesus Cristo. A discussão aquece e, perante a revolta dos seus amigos, em especial as ameaças de internamento do seu velho amigo psiquiatra, Oldman decide voltar atrás com a sua palavra, alegando ter estado todo esse tempo a testar com eles uma história que tinha em mente para um livro que pretendia escrever. A reação dos seus amigos não foi totalmente de alívio, mas as coisas acalmaram-se. Quando todos estavam de partida, a assistente de Oldman, dando sinais de ter acreditado realmente na sua história, chamou-o de lado e interrogou-o sobre os nomes que deve ter usado ao longo de tantos séculos. Oldman (Homem Velho) deu-lhe alguns exmplos, como o que teve quando há 60 anos atrás ensinou na universidade em Boston. O velho psiquiatra, que só então estava a sair da casa, ouviu inadvertidamente a conversa e reconheceu imediatamente o nome do seu pai, que também desapareceu quando ele era criança.

QUAL A PLAUSIBILIDADE DA SITUAÇÃO APRESENTADA NO FILME?
Por volta dos 10 minutos de filme, o antropólogo Dan responde à pergunta sobre como seria o homem do Paleolítico Superior (cerca de 14 mil anos): “Bem, pensamos que o homem do Paleolítico Superior era tão inteligente quanto nós. Só não tinha o mesmo conhecimento que nós."
Momentos depois, alguém se questiona sobre a capacidade de organismos como o humano poderem viver durante tanto tempo, ao que o fisiologista Harry responde: “O corpo humano parece estar preparado para viver 190 anos. A maior parte de nós morre por envenenamento lento. [...] O pâncreas renova as suas células a cada 24 horas, as paredes do estômago em 3 dias, o corpo inteiro em sete anos, mas o processo começa a desgastar-se, acumulando-se lixo que eventualmente provoca a falência da sua função. Mas se algo especial no seu sistema tivesse provocado uma desintoxicação perfeita, então sim. Isso poderia evitar a decadência.” 

MOMENTOS CHAVE DO FILME
00:11:00: Oldman começa a sua confissão
00:19:57: Alguém diz a Oldman que ele devia saber tudo o que havia para saber e que não havia nada que ele não tivesse aprendido quando, afinal, não parece assim tão diferente em sabedoria de muitos outros. O comentário de Oldman foi “o que tive de desaprender!”
00:30:51: Dan faz um improvável balanço da história que Oldman acabou de contar: “nada permite provar o que ele diz, mas também nada permite provar o contrário”.
00:31:30: Interrogado sobre quando ficou a saber que era um Cro-Magnon, a resposta de Oldman expõe a sua interessante visão sobre a aquisição do conhecimento. 
00:40:43: O psiquiatra pergunta a Oldman se sabe quem é o seu pai. O comentário do próprio psiquiatra à resposta de Oldman é curioso, tendo em conta o desfecho da história.
00:50:40: Começa a parte mais dramática do filme, em que o tema passa a ser a religião.
00:51:36: A questão religiosa central é discutida.
01:19:10: Uma última revelação surpreendente.

TESTAR A ATENÇÃO E A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA
1. Ao longo do filme são referidos vários objectos:
   a) Um quadro que Oldman está a colocar na carrinha. Quem é o autor do quadro e como interpreta o seu papel no filme?
   b) Uma garrafa de uísque Johnny Walker Green. Como interpreta a referência a essa marca no filme?
   c) Um cinzel. O que faz o cinzel no filme?
   d) Um arco de caça. O que faz esse arco no filme?
2. O que leva Oldman a sentir necessidade de mudar de lugar ao fim de dez anos aproximadamente no mesmo sítio?
3. Oldman diz que ele é a mesma pessoa que Jesus, mas que Jesus não foi exatamente o que as pessoas geralmente pensam que foi. Como explica Oldman os milagres atribuídos a Jesus e a história de que ressuscitou dos mortos ao fim de três dias?

TEMAS A EXPLORAR E QUESTÕES A DISCUTIR EM FILOSOFIA

A) 11º ANO - A ANÁLISE DO CONHECIMENTO (em particular, a justificação das nossas crenças
— Terão os amigos de Oldman justificação para acreditarem que ele tem 14 000 anos e que ele foi Jesus?
 Terão os amigos de Oldman justificação para acreditarem que ele não tem 14 000 anos e que  ele não é Jesus?
 Que tipo de justificação se exige para acreditar no que Oldman afirma?
 A história de Oldman é coerente e é consistente com o que a ciência atual (a avaliar pelo que reconhece o fisiologista, o antropólogo e o historiador), embora não sejam conhecidos casos reais como o dele. Isso mostra que aquilo que ele afirma é justificado e que pode ser verdadeiro?
 Por que razão acreditamos naquilo em que acreditamos, afinal?

B) 10º ANO – O SENTIDO DA VIDA (em particular o argumento recorrente de que a morte impede que a nossa vida tenha sentido).
— Há alguma razão para pensar que a vida de Oldman, dado a sua morte não estar no horizonte, é substancialmente diferente da nossa ou que ela tem mais sentido do que a nossa?

C) 10º ANO — A EXPERIÊNCIA RELIGIOSA (em particular o fideísmo e o argumento cosmológico a favor da existência de Deus)
— Qual a posição que as diferentes personagens, nomeadamente Edith, Harry e o próprio Oldman, têm acerca da existência de Deus?
 Qual o argumento acerca da existência de Deus com que Oldman é confrontado?
 Qual a resposta de Oldman a esse argumento? É essa resposta convincente?

LIGAÇÃO PARA O FILME COMPLETO
(com legendagem em português do Brasil, mas com algumas deficiências)

LIGAÇÃO PARA O TRAILER DO FILME

Esta proposta de guião foi apresentada no âmbito da ação de formação "O filme como ágora: cinema e humanidades na sala de aula", dirigida pelo colega Carlos Café.

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